Vídeo na Web tem que ser Flash

Finalmente uma emissora de TV Brasileira resolveu disponibilizar uma aplicação de qualidade para seus vídeos na Web. O site Mundo Record é show de bola. Não me conformo como a toda poderosa Rede Globo ainda continua com o Windows Media Vídeo. Eu nunca consigo assistir nada por lá.

videosglobo.jpg

Os vídeos do Terra também são muito ruins de assitir! Terrível experiência para o usuário.

Ou seja, hoje em dia se não for Flash Vídeo eu nem perco o meu tempo. Fazer download de Codec? Buffering demorado? Esqueça!

Engraçado é que há alguns anos atrás eu via muita gente dizer que e Flash ia morrer, que o Flash era ruim para a Web, etc. Eu adoraria saber o que estas pessoas pensam agora com a explosão do Flash Vídeo e com o crescimento das RIAs.


9 comments

  1. Ferrraaao! on 11.out.07 at 3:30 pm

    Concordo plenamente. Só consegui assistir aos vídeos do portal da Globo, que são muito bons por sinal, após ter adquirido a versão 11 do wmplayer.
    O formato .flv é o formato de vídeo para web. O problema é que para trabalhar com este formato, é necessário uma rotina de conversão ( trantando-se de upload em outros formatos ), ou da conversão manual, o que não é nada interessante dependendo do projeto e do cliente.

    Um colega, responsável pelo desenvolvimento do portal mineiro da rede de tv me disse que o portal da rede já contou com formato .flv, mas por ter apresentado muitos problemas ( dado não especificado ) resolveram migrar para o wmplayer, que tbm será feito no portal mineiro.

    Convenhamos que, nem sempre é possível fazer do jeito que achamos ser o mais inteligente ou prático ou de melhor qualidade. Em projetos deste porte, há milhares de variáveis, inclusive variáveis operacionais que envolvem o “peopleware”, a que se devem a devida atenção.

    Abraços.

  2. Jan Cássio on 11.out.07 at 8:36 pm

    Ferrraaao! ( wtfn? ) isso não é muito divulgado, mais há uma ferramenta disponível de graça chamada FLVMDI (FLV Meta Data Injector em: http://www.buraks.com/flvmdi/), que injeta corretamente os meta dados do video. Ferramenta obrigatória para quem fazer aplicações que carregam flvs externamente.

    Beck, acho que falou-se muito nesse assunto de o flash não engajar e etc, justamente por haver pouca aceitação dos desenvolvedores web que de certa forma, acham um problemão instalar um plugin no navegador. Outra coisa foi o mal uso da tecnologia, para fazer aplicações pesadas demais para usuários comuns. Engraçado, a maioria dos desenvolvedores de interface quase que obriga os seus clientes e seu público a baixar o navegador que eles querem que é muito mais pesado que um plugin de recursos interativos, sendo que até o processo de instalação do flashplayer é muito mais facil do que qualquer navegador web. Então não vejo isso como desculpa, mais também não tenho nada contra os browser, gosto de todos quando funcionam como devem.

  3. José Carlos on 15.out.07 at 9:54 am

    Concordo plenamente, inclusive o padrão flv é um sucesso absoluto desde o Youtube.

  4. Daniel Passos on 15.out.07 at 2:40 pm

    Beck,

    Nunca tive problemas para acessar qualquer video na internet, seja no windows ou no linux, no firefox ou no ie. Concordo com vc, que seria muito mais interessante ter os videos em formato flash, mas tambem temos de levar em consideração que “converter” todos o acervo de uma globo videos não deve ser nada facil / rapido.

  5. Beck on 15.out.07 at 3:24 pm

    Olá Daniel,

    Ok, converter para FLV pode ser trabalhoso. Mas deixar de converter é transferir a responsabilidade para o usuário. Imagine a Globo dizendo: “Olá, nós temos o melhor acervo de vídeos do Brasil. Mas para assistir você tem que ter uma versão de Browser X e um Codec Y por que nós não temos tempo e nem dinheiro para ficar convertendo para FLV que seria bem mais fácil para você.”

    Oras, falando como usuário, se eles não conseguem converter problema deles. Eu não vou fazer o que eles querem que eu faça para assistir. Se eles quiserem que eu dê audiência para eles, eles devem me oferecer algo mais consistente e menos trabalhoso. Ou seja, o provedor de tecnologia é quem deve se adequar ao que o usuário precisa e não o contrário.

  6. Ricardo Ramires on 24.out.07 at 8:51 am

    Veja no firefox:

    http://video.br.msn.com/v/pt-br/fv/fv.htm?http://video.br.msn.com/v/pt-br/v.htm

    A própria microsoft usa um player feito em flash no site de videos deles, huahuahuahuahua

  7. Guilherme Chapiewski on 20.dez.07 at 10:55 pm

    O Globo Vídeos agora é em flash: http://gc.blog.br/2007/12/19/globo-videos-em-flash/

    Dá uma olhada: http://video.globo.com

    [ ]s, gc

  8. Beck Novaes on 27.dez.07 at 7:14 pm

    Já não era sem tempo. 🙂

  9. Odilon on 27.abr.10 at 3:10 pm

    Concordo que o flv é melhor, mas a unica coisa ruim é que nem todos os servidores estão aceitando esse formato! ja adicionei as types e nada…quero fugir das frescuras do youtube cortando o audio mas ta osso

Leave a Comment