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Spring 3.1 RC1 – Cache Abstraction

Spring Cache Abstraction

Abordamos um das novas funcionalidades do Spring 3.1 RC1, profiles e environments. Ainda existem outras funcionalidades, mas hoje iremos dar uma olhada em Cache Abstraction.

Cache Abstraction é literalmente uma abstração out of the box para adicionar uma camada de cache sobre seus beans, usando uma arquitetura AOP para gerenciar o que deve e o que não deve ser feito o cache.
Usar a nova camada de cache é muito fácil se você já está habituado com Spring, e veremos uma das diferentes maneiras de configurar seus beans.
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Spring 3.1 RC1 – Profiles

Profiles e Environments no novo Spring 3.1

A SrpingSource adotou a estratégia de soltar mais versões do Spring com mais velocidade e escopos de funcionalidades menores.
Seguindo tal estratégia acabou de sair do forno o primeiro release candidate da versão 3.1 do framework.
Para uma estratégia de escopos menores, até que tiveram bastante trabalho e adicionaram várias novidades. Vamos cobrir as novidades aos poucos, começando com uma muito interessante: Profiles e Environments.

Especificando Profiles nos Beans

A idéia de um profile é simples. Um profile define um escopo, envirnmente como é chamado no framework, em que certos beans estarão disponíveis e outros não.
Imagine que você precisa de uma conexão com o banco de dados de testes, que é diferente do banco de dados de desenvolvimento. Com profiles podemos definir um data source do profile de desenvolvimento, e outro do profile de testes, instanciando o correto de acordo com o ambiente que a aplicação irá rodar.
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Adobe Tutorial Builder – Plugin para Photoshop

Você designer, que ama Photoshop e já está em um nível bacana, já deve ter feito algum tutorial e postado em algum Blog, site, ou em alguma rede social… é a nossa natureza, querer compartilhar algumas técnicas, mas o grande problema é que isso é trabalhoso, e logo as pessoas param de faze-lo.

Agora, imagine você poder compartilhar o passo a passo de uma atividade sua no Photoshop sem dor de cabeça, sem ter que fazer nada, somente alguns cliques. Isso mesmo, poder ter algo escrito mostrando tudo que você fez no Photoshop sem ter que se matar em descrever todos os  passos.

A Adobe maravilhosamente criou o Tutorial Builder (Adobe Labs), um plugin simples para Photoshop mas no mínimo, muito, mas muito poderoso.
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Html5 – Edição de conteúdo e Web Storage (Exemplo)

Como Html 5 é algo novo para mim e acredito que para muita gente que visita o blog, os meus exemplos irão se limitar a coisas simples, mostrando novidades básicas. No exemplo do post de hoje vou falar sobre duas novidades, a edição de conteúdo e o Web Storage.


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User Interface para Apps iOS – Dicas para Designers.

A algum tempo venho me aventurando no estudo de Design para apps, tanto Android quanto iOS. No entando, depois de vastas pesquisas e claro, da prática, nada melhor que ela para nos dar experiência sobre o assunto, resolvi corrigir meu último post sobre o tema.

Nele eu comento sobre a melhor técnica para criar a skin, indicando a resolução de 320 x 480px como a melhor forma. Recordemos:
“Portanto a melhor técnica é criar, obviamente tudo em vetor, na resolução de 320 x 480px, ver se está tudo harmonico, e então só depois redimensionar para o dobro, 640 x 960px. Confie, ficará muito melhor que desenhar diretamente para 640 x 960px, já tive algumas experiências ruins criando diretamente nessa resolução. Deixe para aplicar texturas caso queira faze-lo na resolução de 640, já as bases tem que ser vetorial.”

Acontece que apesar de ser uma técnica boa, utilizada muito lá fora, nada melhor que desenvolvermos o nosso próprio método, que melhor se adapta a nossa realidade.
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Html5 – Gráfico com range de meses (Exemplo)

Como todos já devem saber, o Canvas é um elemento muito poderoso do HTML5, com ele podemos desenvolver diversos tipos de componentes e aplicações. Tenho certeza que ainda não descobri 5% de seu potencial, ainda mais que meu estudo hoje está limitado a javascript/html puro, sem a introdução de frameworks auxiliares.

Para o exemplo abaixo, utilizei como base um outro exemplo que encontrei na internet, pois ele tinha as funções de desenho das linhas dos gráficos. Com ele em mãos resolvi desenvolver algo mais próximo do que fazemos em dashboards no Flex, como um range de datas para filtro no gráfico, e não é que ficou legal?

Adobe MAX 2011: Design, Photoshop, UX e…

Antes de mais nada, meu enorme agradecimento a diretoria da DClick, Rafael Martinelli, Rogério Martinelli, e Eduardo Melendez, os quais estavam comigo nesse evento da MAX de 2011.

Como alguns aqui já sabem, fui para a MAX porque ganhei a primeira Season do Agon, nossa rede social interna na DClick.

E claro, estou aqui para trazer as minhas primeiras impressões sobre o evento.
Começo dizendo que de infraestrutura não deixa nada a desejar, é um evento de grande porte, muito bacana, e com uma produção de dar inveja. A abertura do evento possui toda a pirotecnia possível, mas vamos deixar essa parte de lado (que você pode conferir facilmente no youtube) para comentar sobre o conteúdo do evento, que é o mais importante.
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GDD – Google Developer Day

Impressões sobre o Evento do Google para Desenvolvedores

São Paulo foi escolhida como a primeira cidade para cediar o Google Developer Day, e não foi por acaso. O Google deixou bem claro em seu KeyNote que está acreditando muito no mercado brasileiro no que diz respeito a desenvolvimento de software, e não é uma mera crença, mas sim um argumento baseado em dados que o CTO do Google faz questão de mostrar pra todo mundo em sua palestra. Dentre tais números está a marca impressionante de 500.000 (quinhentas mil) ativações de dispositivos Android no mundo por dia e crescendo, sendo que um dos maiores mercados é o Brasil.


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