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Guideline – O que é?

Recentemente percebi que muitos profissionais ainda possuem uma certa dificuldade em entender as tais nomenclaturas do ramo… como UX / UI / IxD / Guideline etc.
Mas o que tenho visto de mais comum é o uso do termo Guideline para referenciar a User Interface, UI.

É fato que a diferença entre ambos na idéia é sútil, mas na prática a diferença é bem grande, isso proque quando falamos em Guideline estamos abordando diretamente o assunto User Interface.

Vamos então ao que interessa, pois esse tema é vital na nossa área.

Guideline pode ter como tradução literal a palavra Diretriz, é o conjunto de regras para determinado assunto que está sendo abordado, mas… no Photoshop Guideline nada mais são que linhas guias, daí o nome causa confusão em algumas pessoas, e é comum isso acontecer.

Para nós que lidamos dia a dia com Design de Interface o assunto deve estar bem esclarecido, Guideline é senão o manual de regras de uma empresa referente a Usabilidade e User Interface de determinado produto.
Eu venho traduzindo e comentando sobre a Guideline do Android já a algum tempo, como podem perceber, nesse caso a abordagem da Guideline trata de User Interface, daí o nome que coloquei no título de UI Guideline.

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Introdução ao Android [ Screencasts ]

 Android: o retorno da série.

Um bom tempo após o primeiro tutorial sobre android ( http://www.dclick.com.br/2011/02/24/android-configuracoes-iniciais-e-hello-world/ ), estou de volta, e desta vez com 14 screencasts sobre os mais variados temas em desenvolvimento para esta plataforma que cresce espantosamente a cada dia.

O conteúdo destes screencasts, que abordam temas como:  Activity LifeCycle, Alerts, User Interface, Intents, Lists, Menus, Sub Menus, Preferences, Shared Preferences, HTTP Conections, Notifications e Services, você confere à seguir.

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Inspiração para User Interface?

Recentemente um amigo e ex aluno Rafael Daron me pediu indicações de User Interfaces para inspirá-lo em seu novo projeto para a nuvem, citou-me que estava observando o Windows 8 e aplicações como Prezi para ter referências.
E a pergunta dele me chamou bastante atenção, e a resposta me inspirou esse post. O motivo é bem simples, é normal procuramos referências para nossas aplicações, para criarmos nossas Interfaces e claro, pensar na Usabilidade.

Não é errado procurar referências, mas é complicado fazer isso se você não estiver ciente das suas necessidades, do que quer da aplicação e onde realmente quer chegar.

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Visualização de Dados – Uma abordagem sobre UI

A visualização de dados é um tema que gosto muito, na verdade, sou apaixonado por ele. Posso dizer que você leitor encontrará facilmente um material vasto na  internet sobre o assunto, mas, aqui quero trazer a minha visão sobre o tema e claro, o material que selecionei ao longo do tempo.

Muitos confundem a visualização de dados com infográfico, é importante salientar que não é a mesma coisa, porém, o infográfico é sim  uma forma simplificada de visualizar dados e informação, porém, muito mais informação que dados propriamente dito, daí o nome info-gráfico (hífen para enfatizar).

A visualização de dados tem por objetivo pegar aquela quantidade absurda de dados, exemplo típico, uma planilha em excel, e transformar em gráficos que facilitem a compreensão desta informação.

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Usabilidade Mobile – Uma visão de Jakob Nielsen

É verdade que eu posso falar sobre a usabilidade dos dispositivos móveis, mas… é sempre importante respeitarmos a bagagem daqueles vieram antes de nós, e certamente Nielsen é um deles.

É muito difícil para mim pensar em Usabilidade sem lembrar de Jakob Nielsen e do Nielsen Norman Group.

Antes de comentar sobre o que Nielsen pensa a respeito vou tecer comentários sobre a Usabilidade Mobile, ou melhor, sobre o próprio Mobile.

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Usabilidade Mobile – Introdução

É isso aí galera, estou de volta.

Depois de uma certa experiência com usabilidade mobile, tanto Android quanto iOS (em breve vou abordar também sobre Windows Phone), resolvi criar alguns posts para tratar do tema.

Nessa introdução vou comentar sobre o que é a Usabilidade Mobile  e abordar um dos primeiros problemas enfretados pelos arquitetos de informação na área.

Para entender o assunto tratado é necessário que você seja arquiteto, desenvolver ou designer voltado ao mundo mobile. ;)

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Testes Unitários com JUnit – De volta ao básico

Já que ultimamente estamos falando bastante de testes unitários, principalmente aqui na DClick, vamos revisar uma das ferramentas essenciais para executar essa tarefa: JUnit. Mais especificamente, vamos fazer alguns testes com o JUnit 4.8.1, que pode ser encontrado para download no site do projeto, ou até mesmo no repositório do maven.
A proposta desse post é apresentar a ferramenta para quem ainda não conhece, e relembrar ou até mesmo mostrar algumas funcionalidades muito úteis para nosso dia a dia de desenvolvimento.
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Multiple Views com Spring Web MVC

Uma das vantagens de utilizar a arquitetura do Spring para implementar projetos Web, é fazer uso do Sprin-WEB-MVC. Quem já usou sabe que isso é uma vantagem a se considerar quando for feita a escolha das tecnologias e frameworks que serão utilizados no projeto.
Spring WEB-MVC é uma abstração poderosa para a camada de apresentação, tornando muito flexí­vel o uso de diferentes tipos de tecnologias no frnt-end da aplicação.
Veremos uma dessas abstrações que ajudam a modularizar e simplificar nosso trabalho do lado do servidor: Views.
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