Blog

Visualização de Dados – Many Eyes – Parte 3

Comentei já no meu primeiro post sobre o assunto a respeito do projeto da IBM chamado Many Eyes.
O Many Eyes é uma plataforma pública, é um projeto para que todos possam usar e explorar os benefícios da Visualização de Dados, porém é claro, milhares de dados entram diariamente e estes ficam a disposição da IBM, muito inteligente por sinal…

No mais, o nosso foco é entender o projeto e como ele funciona, vou ensinar nesse post a como utilizar o Many Eyes, apesar de simples, quero comentar algumas coisas interessantes do ponto de vista conceitual.

Continue Lendo

Visualização de Dados – Uma abordagem sobre UI – Parte 2

Ainda continua o assunto sobre Visualização de Dados voltado a User Interface que comecei aqui, vamos agora abordar o tema de uma maneira mais simplificada e interessante.

É muito comum algumas pessoas ficarem perdidas nesse assunto e ainda por cima não conseguirem avançar no tema sem pensar nos gráficos tradicionais, pizza e bastões.

Quero lembrar que os gráficos de pizza e bastões são úteis, mas eles são métodos quantitativos, ao passo que quando você precisa analisar dados mais complexos em uma escala maior, tais gráficos não suprem a nossa necessidade.

O entendimento desse tema é tão interessante que vai fazer com que você tenha uma visão diferente para absorver a informação de hoje. Isso porque estamos acostumados a buscar as informações também pelos meios tradicionais, pesquisar se torna algo absurdamente cansativo, mas existem métodos mais práticos para se fazer isso, e um deles é a Visualização de Dados, ela está presente em diversos formatos, não só nós é trazida através de softwares desenvolvidos para isso. A exemplo típico está uma área urbana por onde passamos, se vemos muitas mansões e poucas casas simples, supomos claramente que ali vivem pessoas ricas, não é simples? Claro, mas será que fazemos isso de maneira consciente ou inconsciente? Certamente fazemos isso de maneira inconsciente, seria muito mais interessante se racionalizarmos a esse respeito, desta forma conseguimos absorver a informação de vários outros meios, e com isso repassar as idéias para as nossas interfaces.

Continue Lendo

Guideline – O que é?

Recentemente percebi que muitos profissionais ainda possuem uma certa dificuldade em entender as tais nomenclaturas do ramo… como UX / UI / IxD / Guideline etc.
Mas o que tenho visto de mais comum é o uso do termo Guideline para referenciar a User Interface, UI.

É fato que a diferença entre ambos na idéia é sútil, mas na prática a diferença é bem grande, isso proque quando falamos em Guideline estamos abordando diretamente o assunto User Interface.

Vamos então ao que interessa, pois esse tema é vital na nossa área.

Guideline pode ter como tradução literal a palavra Diretriz, é o conjunto de regras para determinado assunto que está sendo abordado, mas… no Photoshop Guideline nada mais são que linhas guias, daí o nome causa confusão em algumas pessoas, e é comum isso acontecer.

Para nós que lidamos dia a dia com Design de Interface o assunto deve estar bem esclarecido, Guideline é senão o manual de regras de uma empresa referente a Usabilidade e User Interface de determinado produto.
Eu venho traduzindo e comentando sobre a Guideline do Android já a algum tempo, como podem perceber, nesse caso a abordagem da Guideline trata de User Interface, daí o nome que coloquei no título de UI Guideline.

Continue Lendo

Introdução ao Android [ Screencasts ]

 Android: o retorno da série.

Um bom tempo após o primeiro tutorial sobre android ( http://www.dclick.com.br/2011/02/24/android-configuracoes-iniciais-e-hello-world/ ), estou de volta, e desta vez com 14 screencasts sobre os mais variados temas em desenvolvimento para esta plataforma que cresce espantosamente a cada dia.

O conteúdo destes screencasts, que abordam temas como:  Activity LifeCycle, Alerts, User Interface, Intents, Lists, Menus, Sub Menus, Preferences, Shared Preferences, HTTP Conections, Notifications e Services, você confere à seguir.

Continue Lendo

Inspiração para User Interface?

Recentemente um amigo e ex aluno Rafael Daron me pediu indicações de User Interfaces para inspirá-lo em seu novo projeto para a nuvem, citou-me que estava observando o Windows 8 e aplicações como Prezi para ter referências.
E a pergunta dele me chamou bastante atenção, e a resposta me inspirou esse post. O motivo é bem simples, é normal procuramos referências para nossas aplicações, para criarmos nossas Interfaces e claro, pensar na Usabilidade.

Não é errado procurar referências, mas é complicado fazer isso se você não estiver ciente das suas necessidades, do que quer da aplicação e onde realmente quer chegar.

Continue Lendo

Visualização de Dados – Uma abordagem sobre UI

A visualização de dados é um tema que gosto muito, na verdade, sou apaixonado por ele. Posso dizer que você leitor encontrará facilmente um material vasto na  internet sobre o assunto, mas, aqui quero trazer a minha visão sobre o tema e claro, o material que selecionei ao longo do tempo.

Muitos confundem a visualização de dados com infográfico, é importante salientar que não é a mesma coisa, porém, o infográfico é sim  uma forma simplificada de visualizar dados e informação, porém, muito mais informação que dados propriamente dito, daí o nome info-gráfico (hífen para enfatizar).

A visualização de dados tem por objetivo pegar aquela quantidade absurda de dados, exemplo típico, uma planilha em excel, e transformar em gráficos que facilitem a compreensão desta informação.

Continue Lendo

Usabilidade Mobile – Uma visão de Jakob Nielsen

É verdade que eu posso falar sobre a usabilidade dos dispositivos móveis, mas… é sempre importante respeitarmos a bagagem daqueles vieram antes de nós, e certamente Nielsen é um deles.

É muito difícil para mim pensar em Usabilidade sem lembrar de Jakob Nielsen e do Nielsen Norman Group.

Antes de comentar sobre o que Nielsen pensa a respeito vou tecer comentários sobre a Usabilidade Mobile, ou melhor, sobre o próprio Mobile.

Continue Lendo

Usabilidade Mobile – Introdução

É isso aí galera, estou de volta.

Depois de uma certa experiência com usabilidade mobile, tanto Android quanto iOS (em breve vou abordar também sobre Windows Phone), resolvi criar alguns posts para tratar do tema.

Nessa introdução vou comentar sobre o que é a Usabilidade Mobile  e abordar um dos primeiros problemas enfretados pelos arquitetos de informação na área.

Para entender o assunto tratado é necessário que você seja arquiteto, desenvolver ou designer voltado ao mundo mobile. ;)

Continue Lendo